Texto por Colaborador: Redação 11/11/2025 - 03:35

O Liverpool entrou em contato com a Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) para manifestar insatisfação com a anulação do gol de Virgil van Dijk na derrota para o Manchester City.

Van Dijk havia convertido cobrança de escanteio de Mohamed Salah para empatar a partida no Etihad Stadium, porém seu gol foi invalidado após o bandeirinha levantar a bandeira.

O árbitro de vídeo Michael Oliver analisou o lance e confirmou a decisão, considerando que Andy Robertson estava em posição de impedimento.

O centro de partidas da Premier League divulgou explicação oficial logo em seguida: "A decisão do árbitro de marcar impedimento e anular o gol do Liverpool foi verificada e confirmada pelo VAR, com Robertson em posição de impedimento e considerado como tendo realizado uma ação óbvia diretamente em frente ao goleiro."

Segundo James Pearce, do The Athletic, o Liverpool acionou o chefe de arbitragem, Howard Webb, "para expressar sérias preocupações" sobre o gol anulado.

Pearce acrescenta que o Liverpool informou à PGMOL "que não aceita que a decisão tenha sido tomada por razões subjetivas". O clube entende que "a redação da lei é clara e que nenhum dos critérios necessários para invalidar o gol foi atendido, portanto, ele deveria ter sido mantido".

Além disso, os Reds consideram que os mecanismos de controle habituais, essenciais ao processo do VAR, não foram aplicados e acreditam que o resultado da partida poderia ter sido diferente.

As regras que embasaram a anulação do gol dizem respeito à Regra 11 que, na Premier League, inclui: "Impedir um adversário de jogar ou de ser capaz de jogar a bola, obstruindo a linha de visão", "disputar a bola com um adversário", "tentar jogar uma bola que impacta um adversário" e fazer uma "ação óbvia que impacta o adversário".

Robertson, que não obstruía a visão direta do goleiro Gianluigi Donnarumma, se abaixou para interceptar uma bola que o italiano não conseguiria defender, independentemente da presença do escocês.

Entretanto, considerou-se que ele havia realizado uma ação em frente ao goleiro, com o bandeirinha levantando a bandeira 13 segundos após a bola ter entrado no fundo das redes.

Categorias

Ver todas categorias

A não vinda de Guehi pode comprometer a temporada?

Sim

Votar

Não

Votar

345 pessoas já votaram